Resiliência

Na física resiliência é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Um dos artigos de uma publicação chamada “On Managing Yourself” publicado pela Harvard Business Review fala sobre resiliência e o autor relata que as pessoas mais resilientes possuem três características básicas: 
1. Elas facilmente aceitam a dureza da realidade que elas estão enfrentando (sem terem penas de si mesmas, sem ficarem se perguntando: por que isso está acontecendo comigo? Isso é, sem mimimi). 
2. Elas encontram significado nos momentos mais difíceis. O autor conta o exemplo de um professor de psicologia que sobreviveu aos campos de concentração de Auschwitz buscando algum significado naquilo que ele estava vivendo no campo. Ele começou a se imaginar dando aulas depois da guerra sobre os aspectos psicológicos de um campo de concentração e assim, ajudando as pessoas a entenderem o que tudo aquilo tinha significado para ele e para milhares de pessoas. Ele criou metas concretas para ele mesmo em cima do sofrimento que vivia, achou um propósito. 
3. Essas pessoas tem uma inquietante capacidade de improvisar e de se adaptar.
O mais interessante é que resiliência é uma caraterística treinável, podemos melhorar e, muito, nossa capacidade de lidar com as adversidades, se desenvolvermos nossa resiliência. Dessa forma, comece aceitando a realidade dos fatos, o monge Matthieu Ricard costuma dizer que: não há nada mais improdutivo na vida do que querer que algo que já está acontecendo em sua vida, não estivesse acontecendo!