Como lidar com o medo!

“Quem teme sofrer, já sofre o que teme”.

 

Estou lendo um livro de William Ury, antropólogo especializado em intermediar grandes conflitos, cofundador do Harvard Negotiation Project e ele aborda, entre outras questões, o poder que o medo e que as nossas projeções do futuro exercem sobre nós hoje, no momento presente.

 

No meu dia a dia com meus queridos clientes é muito comum perceber que há várias razões, além da fome, que levam as pessoas a exagerarem na alimentação. A ansiedade provocada por previsões ruins em relação ao futuro é uma delas e esse sentimento está especialmente acentuado nesse momento de crise econômica no país.

 

A questão é que, como já falamos em outros textos, boa parte, se não a totalidade dessa ansiedade, é fruto do que imaginamos que possa acontecer e no final das contas esse medo acaba nos causando mais danos que os próprios perigos imaginados.

 

Mas como controlar a mente humana que produz de 12 mil a 60mil pensamentos por dia dos quais 80% são negativos? A única opção que temos é a confiança. Não a crença de que tudo será fácil, de que não haverá desafios, ou experiências dolorosas, mas a confiança de que, aconteça o que acontecer, seremos capazes de encontrar uma saída.

 

Churchill tem uma famosa frase na qual diz: “o pessimista vê dificuldade em toda a oportunidade. O otimista vê oportunidade em toda a dificuldade. Sou otimista. Não me parece muito útil ser qualquer outra coisa”.

 

E você? Qual a sua escolha?

 

Existem várias maneiras de livrar-se do medo e para te ajudar vão aqui algumas dicas. Quando perceber que está ansioso, pare e tente identificar o que está na sua mente, no que você está pensando e então coloque-se as seguintes perguntas:

1)isso é real, ou é fruto da minha imaginação e antecipação?

2)Ok, e se de fato essa minha previsão se concretizar, qual é a pior coisa que pode acontecer?

3)Quais são todas as potenciais consequências? E quais são as minhas alternativas a isso?

 

Uma das grandes causas do medo é justamente o desconhecido. Meu marido sempre me conta que quando era criança e dizia ao seu avô: “vô estou com medo do escuro”, a resposta que ouvia de seu avô era: “então, acenda a luz querido”.  Quanto mais você pensar sobre tudo o que pode acontecer, mais você tirará o poder do medo e aumentará sua confiança em lidar com o que pode vir.

 

Como diz um provérbio chinês: “você não pode impedir que as aves da preocupação e da insegurança sobrevoem sua cabeça, mas não precisa deixar que elas construam um ninho em seus cabelos”.