Oxidação de gordura

Na última quinta-feira tive a grata experiência de participar do CELAFISCS dando uma palestra no elegante auditório do Rebouças falando sobre a regulação do metabolismo.
Me chamou a atenção como os profissionais da área da saúde buscam informações para entenderem modelos metabólicos. Uma discussão extremamente agradável que tivemos foi sobre a regulação da oxidação de gordura mediante dietas ricas em gordura.
Esses estudos desenvolvidos nos últimos vinte anos salientam que, ao ingerirmos mais gordura oxidamos mais gordura. Esse fato tende a levar o leitor a acreditar em uma dieta hiperlipidica como estratégia para reduzir sua gordura corporal. Porém, esses mesmos estudos salientam que o total de gordura oxidada é inferior ao total de gordura ingerida. Assim, como dizia meu avô formado em contabilidade, "a conta não fecha". Resumidamente, se ingerirmos mais gordura, oxidaremos mais gordura e engordaremos mais também. 
Em março deste ano dei uma palestra em Salt Lake City e à época, conversei sobre esta regulação do metabolismo de carboidrato e gordura com um dos maiores nomes dessa área Lawrence Spriet. Trago abaixo a referência da revisão por ele publicada para aqueles que admiram o tema. 
Boa leitura!
New Insights into the Interaction of Carbohydrate and Fat Metabolism During Exercise Lawrence L. Spriet