Consumo de frutas reduz risco de doenças cardiovasculares

Estudo recente publicado no British Medical Journal (BMJ 2014;349:g4490 doi: 10.1136/bmj.g4490) fez uma meta-análise dos estudos que relacionam o consumo de frutas com câncer e doenças cardiovasculares. 

Como resultado deste estudo, não foi possível identificar associação entre consumo de frutas e prevenção do câncer. Entretanto a associação entre elevado consumo de frutas e prevenção de doenças cardiovasculares é positiva. Para cada porção de fruta ingerida a redução de doenças cardiovasculares é de 4%. Após cinco porções esta redução se estabiliza (veja gráfico abaixo). 

Este estudo feito por Chineses e Americanos publicado em uma revista britânica serve de boa referência para o nosso país. 

Vivemos em um país tropical com uma variabilidade de frutas importante e sua disponibilidade ocorre ao longo de todos os meses do ano. Uma dica simples é desenvolver leis para facilitar a venda de frutas inteiras nas esquinas para que todos possam comprá-las  e consumi-las no café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Estão ai as cinco porções e um serviço prestado para a saúde publica.